Phat Test: Continental Grand Prix 4 Seasons 32mm


A escolha de pneus que se adequem de forma satisfatória às condições  de cada pedalada é quase sempre muito complicada. Sabemos que é possível usar a maioria dos pneus em condições adversas, estrada, cascalho e até trilhas; desde que se esteja disposto a lidar com furos, derrapagens, distâncias de frenagens mais longas e alguns sustos em pista molhada. A Continental resolveu lidar com estes e outros problemas ao desenvolver o pneu Grand Prix 4 Seasons. 

Trata-se de um pneu robusto, porém mantendo as características de estrada ou speed. Ele possui não apenas uma como no Gator Skin, mas duas camadas da proteção Vectran que o tornam praticamente impenetrável, oferecendo o mesmo grau de resistência que o Kevlar, material usado também em coletes à prova de balas. Um pacote tecnológico impressionante! Testado com magrinhos, aguentaria a turma da pesada? Hora de colocar meus 128 kg para trabalhar e descobrir! Foram 1.376,9 km de pedaladas no clima instável da Suécia, com a bike carregada (3 bolsas, 3 garrafas, câmera, farol e apetrechos) e também na configuração simples. 

 Eu já havia testado pneus de ciclocross antes, todavia minha idéia era preservar a sensação de suavidade na estrada que os pneus de speed oferecem. Ao mesmo tempo, com o crescimento assustador da popularidade da gravel bike, a Suécia investiu pesado em várias trilhas que se adaptam a este fim, e eu não queria ficar de fora; afinal a Nishiki Allroad é uma gravel de calibre!

Finalmente chegaram os pneus! Que surpresa foi perceber que diferente de outras marcas eles foram de facílima instalação. Jogo rápido e já estava pronto para o pedal da tarde - um gravel! Tudo ou nada!

 Imediatamente percebi o conforto! Escolhi o de 32mm com isto em mente e não me decepcionei. Durante o percurso de estrada arrisquei algumas aceleradas e curvas mais fechadas. Nada das vibrações que senti antes com pneus menores (28mm), estes pareciam "engolir" tudo: buracos, pedras e deformações no asfalto. Os pneus inspiraram confiança na frenagem, mas e a velocidade? Ao observar o Strava e o GPS percebi que houve uma diferença mínima no mesmo segmento que percorri antes, seria por ainda estar tímido com os pneus novos? Timidez ignorada, foi hora de acelerar. A Specialized tem razão quando diz que o "conforto roda mais rápido". Porém este não é um pneu puramente speed.

No gravel ou cascalho, os pneus queriam mais! Nada de pulos para um lado e para outro nem derrapagens (exceto na lama - não é um pneu cross). Com a pressão mais baixa, recomendável nestes trajetos, encarei o chão batido. Empolgado, esqueci que no restante da estrada o cascalho aumentava de tamanho, algo que percebi com o som das pedras no quadro. Resolvi prosseguir e testar o Vectran bem como os reforços (parte marrom) Duraskin nas laterais dos pneus. Duvido que não fure, pensei já preparado para o pior - não furou nem rasgou em momento algum dos mais de 1.000 km percorridos até agora. É realmente um pneu para todas as estradas! 



O Continental Grand Prix 4 Seasons é um pneu versátil e ideal para ciclistas pesados, bem como para os que pedalam diariamente para o trabalho ou por lazer. A tração em trajetos molhados de estrada é superior à maioria das outras marcas e fazem dele um excelente pneu de chuva. Sua performance gravel é boa, destacando-se melhor no cascalho fino e chão batido. É possível usá-lo em setores pedregosos maiores, mas não recomendaria. O tempo de vida dele é um pouco menor em relação a outros, porém sua versatilidade vale o preço; sem falar na proteção contra rasgos e furos! Este é um pneu ideal para cicloturismo, randonneur, audax e pedaladas nas quais sua robustez é essencial. Recomendo também para quem treina o ano inteiro. Quem desejar mais velocidade e leveza na estrada talvez fique mais satisfeito com o Continental Gatorskin, o primo mais "magro" do Grand Prix 4 Seasons. O Grand Prix é mediano e seguro em tudo o que faz, com alguns momentos de excelência que fazem valer a pena o investimento! 

Boas pedaladas! 


Ebenézer P Silva


Ebbe, como é chamado pelos suecos, redescobriu a paixão pelo ciclismo. Em suas viagens como palestrante e coach ele visita as principais marcas de ciclismo e observa o atendimento ao consumidor bem como a oferta de produtos e serviços para ciclistas acima do peso. Sua jornada no ciclismo de estrada e gravel teve início aos 156 kg. Desde então ele vem encorajando outros através do Instagram (@xlbiking), do clube XLbiking no aplicativo Strava, YouTube, e do Blog XLbiking. 

"Pedalando melhorei minha saúde e venho perdendo peso sem cirurgia nem fome. Minhas taxas normalizaram e além disso ganhei mais amigos"





Bike atual: Nishiki Allroad
Bike dos sonhos (várias): Roubaix, Diverge, BMC roadmachine, e Cardoso Gravel!
Modalidade: Speed, gravel, e bike no gelo. 




Comments

Popular posts from this blog

Specialized Sequoia (Básica) - Primeiras impressões

Nishiki Allroad. Speed e gravel pronta para o pessoal da pesada!

Specialized Pizza Rack no Phat Test - o teste do gordo.