Nishiki Allroad. Speed e gravel pronta para o pessoal da pesada!

Nishiki Allroad - Gravel bike

Minha busca por uma bike speed que pudesse suportar meu peso e servir como gravel bike, randonneur e aventureira finalmente encontrou descanso. Sem orçamento para uma bike da Specialized, desapontado com a péssima escolha de freios da Bianchi, e pesado demais para uma bike da ROSE, resolvi procurar uma máquina que me oferecesse o melhor possível pelo melhor preço.

Em todas as outras bikes que pesquisei, testei e li a respeito, eu teria de trocar as rodas por outras com 32 ou 36 raios. É o dilema de quem é pesado! A Nishiki já vem com 36 raios e estes são reforçados. O motivo? As duríssimas condições do clima sueco e o fato de que esta é uma bike buscada por quem vai ao trabalho todos os dias, o ano inteiro com ela.

Observando os freios você vai perceber que eles são do mesmo modelo da Specialized Diverge Elite. As semelhanças não param por aí! As marchas e demais componentes são também Shimano Tiagra, como os da prima mais "cara". Já o garfo e quadro são de alumínio, o que não é o caso da Diverge, que tem garfo de fibra de carbono a tornando mais leve.


A Nishiki Allroad vem equipada com pneus Schwalbe Lugano 28 mm. Depois de algumas pedaladas mais longas, resolvi trocar por pneus de 32 mm Continental Grand Prix 4 Seasons, mesmo sabendo que no inverno terei de trocar novamente, dessa vez por Schwalbes Marathon Winter, com cravos de metal para poder pedalar no gelo e na neve. Mas dá pra usar os da Continental até o fim do outono.

Originalmente uma marca japonesa, a Nishiki ficou conhecida por suas bicicletas speed no passado - hoje são itens de colecionadores e entusiastas. Logo depois uma loja americana resolveu comercializar a marca nos EUA e a Nishiki ganhou fama, dessa vez com a linha de mountain bikes. Depois de certo tempo desaparecida, a marca foi comprada por um conglomerado sueco e dinamarquês de jovens empresários com paixão por inovação e novos designs. A marca então foi ressuscitada e ganhou respeito e fama pela robustez de seus quadros e novidades de design que recentemente ganharam semelhança em marcas de respeito como a Specialized, BMC, Bianchi e outras. Estas não copiaram o design da Nishiki, mas a Nishiki foi pioneira na traseira triangular e reforçada.

Minhas primeiras pedaladas com a Allroad foram na estrada. A bike tem uma traseira rígida, algo que me inspirou confiança. Isto também colabora para uma aceleração rápida e segura. Com meus 130 kg na época da compra, eu também gostei do desempenho do garfo. Muito bem construído, ele absorve as vibrações com maestria! Até agora minha maior velocidade gravada foi de 75 km/h. Achei que a bike iria ficar instável ou "nervosa", mas nada disso! As descidas foram suaves e o controle total! Os freios a disco, embora mecânicos, oferecem boa modulação. Esta é uma bike muito segura! Mas, e o nome Allroad (Todas as estradas) seria verdade ou só marketing?
Resolvi que era momento de um teste de peso ou "Phat Test" (Teste do Gordo) como venho chamando no meu canal do YouTube. Então vieram as estradas de cascalho ou gravel, lama, e longas pedaladas estilo Randonneur com equipamento e mantimento na bike.


Esta é uma gravel bike com alma de ciclocross, e vem inclusive equipada com dois manetes de freio extras na parte superior do guidão. É demais? Creio que não. Em trajetos urbanos e descidas complicadas no cascalho eles vieram bem a calhar! 


Foi aí que a bike encontrou seu elemento! Ela se mostrou extremamente capaz nas subidas e apesar de não usar pneus cross, ela respondeu de forma excelente ao torque necessário pra encarar partes mais técnicas dos longos trajetos que escolhemos. 


Quero encorajar a você, amigo ou amiga ciclista, que faz parte da turma plus size, gordinho ou obeso assim como eu, a encarar os desafios em favor da sua saúde. Estou aqui mostrando que é possível para uma pessoa de 130 kg e 1,87 divertir-se em pedaladas gravel e na estrada, com o equipamento adequado você descobrirá que consegue mais do que imaginava! 

Prepara para encarar mais uma pedalada de 100 km em terreno misto, a Nishiki Allroad vem pronta
para receber garrafas extras, para-lamas, alforjes na traseira e no garfo e pode muito bem ser usada
no cicloturismo e nas pedaladas Randonneur.



Ainda não encontrei limites para o que pode ser feito com esta bike. Em uma situação de emergência, ensaiei até um salto pequeno para desviar de um obstáculo que não tinha visto, e pensei: dessa vez quebra! Não quebrou! Tenho inspecionado constantemente após as pedaladas e feito a manutenção regular na loja e em casa. Creio que o Brasil teria a ganhar importando a marca, seria uma opção bem em conta para os que desejam ingressar no mundo das speeds e gravel bikes, mas ainda não dispõem de orçamento para outras marcas. 

Vou continuar testando a Nishiki Allroad para todos os fins possíveis. Dentro de alguns meses inicia-se o longo inverno sueco com os desafios congelantes, e pretendo pedalar o período inteiro como fiz ano passado. O que for aprendendo e percebendo vou postando aqui no Blog, no Instagram e no YouTube. 

Abaixo seguem alguns links com a configuração completa da bike e outras coisas afins. 

Boas pedaladas! 



Comments

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    1. Obrigado Luiz! Vamos ver até onde ela aguenta! Creio que seria uma boa o Brasil importar!

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