Passagem só de ida - mini aventura gravel
Duas Specialized Sequoias, dois gordinhos, um destino: desafiar o sistema, a opinião alheia, e melhorar a saúde pedalando! O gravel aguarda, é hora de parar de sonhar e pegar a estrada!
Destino: Öjesjöbrännan
Öjesjöbrännan significa literalmente: Queimada do lago Öje. |
Em 2014 a Suécia sofreu o maior incêndio florestal de sua história. Práticos e eficientes, os suecos resolveram transformar as áreas afetadas em vários Eco-parques nos quais a natureza é protegida para se recuperar dos estragos. Fanáticos por ciclismo, eles também criaram pontos de observação e estradas de cascalho dentro dos parques com acesso para carros e bicicletas! Nós fomos os primeiros a percorrer as duas áreas com gravel bikes de aventura!
Diferente do resto da Europa, na Suécia nem todas as companhias de trem aceitam que se leve a bike. Tivemos de pesquisar! |
Bikes
Pneus de 42mm, quadros de aço Cromoly, selins Brooks B17 Special marrom e B17 preto, pedais SPD dupla-face para os momentos de trechos mais técnicos nos quais podemos pedalar desclipados. Minha Sequoia modelo básico (preta) vem com grupo Sora 9-speed, relação 48-32 e cassete 11-36, a mecânica traseira é de MTB (Shimano Alivio) e funciona bem no conjunto! Gardell tem uma Sequoia Elite com garfo de carbono e grupo Shimano 105 hidráulico - inclusive os freios! A relação é praticamente a mesma, mas a eficiência do 105 é muito superior! Um detalhe é que a Elite vem com pneus na cor clássica dos graveleiros, muito bonitos por sinal! Antes de entrarmos no estradão, percebemos que o gravel ia ser nível hard! Então reduzimos a pressão do ar nos pneus, que foi a decisão certa pois o conforto melhorou bastante. As Sequoias são quase MTB's com guidão drop, nas partes mais velozes e técnicas deu pra entender a geometria longa e um pouco mais baixa: a estabilidade foi superior à das bicicletas de ciclocross que usamos ano passado (TREK Crockett). As Sequoias são pesadas, mas engolem subidas, trilhas, estradas ruins, raízes de árvores, descidas técnicas, e os pneus Specialized Sawtooth são fantásticos tanto no asfalto quanto no estradão seco. Além disso, as Sequoias vem com furação para todo o tipo de acessório necessário para o aventureiro! Gardell optou por uma bolsa de guidão; eu preferi uma frame bag Specialized Burra Burra 8L e uma terceira garrafa embaixo do quadro. Dentro iam manguitos, pernitos, comida, câmera, bateria extra e uma jaqueta de chuva.
A experiência
Lembra das subidas? Pois é, cansam mas levam a paisagens impressionantes! A foto não faz jus à extensão dos muitos kms de devastação do incêndio. |
É impressionante perceber como a natureza é forte e se recupera das maiores tragédias, claro sendo bem cuidada e auxiliada por boas políticas ambientais e de proteção. Vimos alguns animais (cobras, lebres) e as cores brilhantes de musgos e pequenas plantas que se recuperam. O governo sueco convidou criadores de abelhas e instalou pequenas colônias espalhadas no parque. As abelhinhas trabalham levando pólen de um lugar pro outro - e já está dando resultado!
A experiência que estas mini aventuras de um dia oferecem é um bálsamo para a mente! É quando a gente esquece do Strava, dos eternos ajustes de equipamento, trocas, dúvidas, e se enche do silêncio em respeito à plenitude da vida! Há de se viver, há de se cuidar da alma e do corpo. Conversamos sobre Deus, nossos filhos, a idade, nossos sonhos e planos. Assim nascem boas amizades, algo raro na cultura fria e distante da Escandinávia - mas, a bike aproxima, desafia e une!
É claro que em aventuras como essa também tem a hora do "recreio" das brincadeiras, do alívio cômico! Nós optamos pelo inevitável: testar ciclocross, pulando as árvores caídas pelo estradão; quantas você consegue contar na foto? Desajeitados porém dispostos, rimos bastante e carregamos as baterias antes de chegarmos no lago pra almoçar.
Um lago num lugar alto. Daqui aviões e helicópteros retiraram a água necessária para apagar o incêndio. Nós aproveitamos pra matar a fome!
Dica do gordo para os gordinhos
Meu amigo Gardell parece uma pessoa normal, mas é um monstro dos pedais! O passado como guia de MTB ajuda. |
Ajuste sua bike para a posição de cicloturismo ou com um posicionamento menos agressivo. Elevamos o guidão e optamos pelo conforto de um selim mais largo. Não se deixe iludir por selins com muito "gel", nas pedaladas longas o gel acumula causando pontos de pressão e até chegando a ferir ou causar abrasão (assaduras mesmo). Água, água e água! Bebidas esportivas ajudam, mas leve também água, pois depois de um tempo o esportivo fica enjoativo e nauseante - sim, o esforço de um gordinho é diferente! Escolha também uma fita de guidão mais grossa ou faça a instalação com pedaços extras nas áreas de pressão ou ainda: enrole duas camadas no guidão inteiro! Não tenha medo de levar umas barrinhas para seu lanche, mas leve também um sanduíche ou outra comida que lhe ofereça um pouco de sal (queijo, presunto) e carboidratos (macarrão, arroz) tendo cuidado de não ser muito pesada! A idéia é abastecer você não fazê-lo dormir! Por falar nisso, evite as pausas muito longas, vá descansando de pouquinho em pouquinho. Se você sentir sede pedalando é uma indicação que já passou da hora de hidratar, o mesmo vale pra comida! Vá mordendo e bebendo aos pouquinhos, mantendo-se sempre abastecido pra musculatura não reclamar! Tem bermuda de ciclismo? Use! Se você tiver algum creme de ciclismo, use na sua pele e no forro da bermuda - é outro nível de conforto! Seu amigo é gordinho mas tem as pernas do Hulk e consegue subir todas e pedala mais rápido? Vá assim mesmo (eu fui) só não insista em manter o ritmo dele, os dois vão ter de negociar! Uma bateria extra para o telefone também é segurança!
Útimas considerações
Informe sempre para onde está indo. O telefone tem recursos que permitem que a esposa, um amigo ou os filhos saibam onde você está em tempo real, usamos esse recurso do iPhone.
Você é um ciclista quer empurre sua bike ou não. Tenha cuidado para não exagerar, principalmente se estiver sozinho. Lembre-se que no momento em que você dá a primeira pedalada já alcançou a principal superação do dia! O resto é bonus, ou melhor: é aventura!
Abraços e boas pedaladas!!!
XL Biking.
Comments
Post a Comment