Specialized Sequoia (Básica) - Primeiras impressões

Specialized Sequoia Básica 2018
Mais aventureira que a Diverge, não tão turismo quanto a AWOL, a Sequoia é uma gravel bike de aventura. Apesar de compartilhar alguns detalhes de sua geometria com a Roubaix, uma bike speed de endurance, a Sequoia tem uma geometria longa e uma caixa de direção mais curta indicando que apesar de confortável não se nega a dar umas aceleradas mais divertidas - embora não tenha muito arranque! Quem for comprar fique atento, pois o Top Tube efetivo é longo, mesmo compensado (de fábrica) com uma mesa menor. Mas, não foi por nenhum desses motivos que ela despertou nosso interesse.

A placa em aço diz: "Mil decisões tomadas
da forma certa", e mostra que a bike não
está pra brincadeira! Belo detalhe!

Steel is real!

Este é um blog focado no ciclista gordinho (o obeso que vos escreve ainda luta com a balança) e esta é mais uma bike que está pronta para os pesos pesados! Rodas com 32 raios, freios a disco Tektro Spyre-C, quadro e, preste atenção, garfo de aço! Se você está preocupado com o peso da bike a Sequoia não é seu território. 
Ano passado descobrimos o universo gravel com uma bike de alumínio, a Nishiki Allroad, a qual se portou de forma sensacional em todas as situações. Todavia as pedaladas foram ficando mais longas, a curiosidade por trilhas, estradão e bikepacking  maior, e o apelo por uma bike de aço foi ficando mais forte. A princípio pensamos numa Surly Straggler, mas o orçamento não permitia, então a opção mais em conta foi a Sequoia. A escolha foi a modelo básica, pois tem o garfo também em aço - o autor ainda é muito pesado para garfos de carbono! O aço é um material tradicional e conhecido no mundo das bikes pelo conforto- especialmente em dias inteiros pedalando! 

A Sequoia pede aventura! Encaramos a lama da floresta e
à margem de um lago congelado fiz uma fogueira pra
me aquecer e almoçar. 
Com seus pneus Specialized Sawtooth 42mm a Sequoia oferece muito conforto. Os pneus vem prontos para serem usados tubeless, todavia prefiro com câmara de ar, pois aqui e ali preciso inflá-los quase ao máximo - vida de ciclista gordinho! 

A pegada é boa, ela não acelera muito rápido mas quando ganha momento é uma delícia e dá pra manter uma boa velocidade. 

A relação 48-32 na frente me fez sentir falta da antiga 50-34 da Nishiki nas descidas. Ainda assim, aliado a um cassete 12-36 e uma mêcanica traseira de mountain bike (Shimano Alivio) o grupo Shimano Sora de 9 velocidades me permitiu encarar subidas difíceis com tranquilidade! 

O guidão da Sequoia tem uma elevação de 15mm e abertura lateral de 10° com o drop menor que meu guidão anterior, um Ritchey WCS Evomax. A diferença maior está no fato da Specialized montar as bikes com quadros e componentes proporcionais ao ciclista, na intenção de que todos tenham a mesma sensação ao pedalar a bike. No meu caso, minha bike tamanho 58cm vem com guidão 46cm (anterior era 44) e pedivela 175mm! É quase como ter uma bike feita sob medida! Estou gostando muito! 



Ainda não testei a bike em pedaladas mais longas (100km ou mais). Há muito gelo nas estradas e os pneus com cravos vendi junto com a Nishiki. Assim que a temperatura melhorar volto com mais opiniões e dicas. Estou me acostumando com a nova posição na bike, com a postura mais agressiva. Até agora a Sequoia tem causado muitos sorrisos! Vamos ver se continua assim!


 Ficha técnica completa:

Specialized Sequoia Modelo Base - Sora

Vídeos com a modelo base:

Adventure Cyclist

Bikelt UK






Eixo passante em ambas as rodas, pontos de encaixe para low riders, bagageiros, 3 caramanholas, pára-lamas traseiro e dianteiro, raios com o mesmo comprimento (evitando que você precise levar dois tipos diferentes nas aventuras), cabos externos que facilitam a manutenção, e outros detalhes que aumentam o apelo dessa bike para com os ciclistas gravel e de aventura.





Ebenézer P Silva


Ebbe, como é chamado pelos suecos, redescobriu a paixão pelo ciclismo. Em suas viagens como palestrante e coach ele visita as principais marcas de ciclismo e observa o atendimento ao consumidor bem como a oferta de produtos e serviços para ciclistas acima do peso. Sua jornada no ciclismo de estrada e gravel teve início aos 156 kg. Desde então ele vem encorajando outros através do Instagram (@xlbiking), do clube XLbiking no aplicativo Strava, YouTube, e do Blog XLbiking. 

"Pedalando melhorei minha saúde e venho perdendo peso sem cirurgia nem fome. Minhas taxas normalizaram e além disso ganhei mais amigos"




Comments

  1. Parabens Ebenezer, bela bike. Eu comprei uma Corratec Ciclocross mod. C-cross 2017. Está em fase de montagem. Em breve coloco fotos no grupo. Abraço!

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    1. Opa! A Corratec é uma marca que vem surpreendendo a cada dia! Parabéns!

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  2. Parabéns amigo pelo trabalho e dedicação. Sucesso e grande abraço.

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    1. Obrigado Wellington! O blog vai ajudando a gerar motivação para continuar pedalando! Abraço e boas aventuras!

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  3. Gostei do que Li.Espero que essa neve derreta rapido. Abraços.

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    1. Obrigado Luiz! Segundo os jornais, a primavera desse ano está com um mês de atraso! Ontem haviam muitos ciclistas na estrada aproveitando um pouquinho do sol, foi legal ver o pessoal novamente depois do longo inverno!

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